Treinamento de Cães, Adestramento de Cães
Treinamento de Cães, Adestramento de Cães


Duvidas Frequentes


 Qual a finalidade do adestramento do cão?

A finalidade principal do adestramento é proporcionar um relacionamento harmonioso entre humanos e cães; assim ambos terão melhor qualidade de vida. Através do Adestramento, logramos melhor comunicação entre o cão e todos os membros da família com quem ele convive. Assim, estará preparado para conviver socialmente em perfeita harmonia e passará a obedecer as regras impostas, a se comportar de maneira adequada e sem medo em diversas situações. Um cão adestrado além de obedecer aos comandos de obediência também está isento de problemas de comportamento e educação como pular nas pessoas, latir em excesso, roer móveis e objetos, destruição de jardim, subir no sofá sem autorização, fazer xixi e cocô em lugar inadequado, fugir de casa quando abrimos o portão, etc. O convívio com um cão adestrado é sem dúvida alguma mais prazeroso, conseguindo que ele e todos os membros da família se sintam mais felizes e conseqüentemente com melhor qualidade de vida.

 Qual o diferencial do Treinamento de Cães em relação a outros profissionais?

Como todo profissional deveria, nós participamos de competições oficiais de adestramento e agility e provamos todos nossos conhecimentos teóricos na prática. Na teoria, qualquer adestrador pode se bom, mas na prática o dom natural da comunicação com o cão conta e muito! Conseguimos ótimos resultados em campeonatos nacionais e internacionais e para lograr esse feito, o cão tem que obedecer com precisão, velocidade e com muita alegria aos comandos solicitados. Sem o dom natural, e o uso de técnicas modernas baseadas em recompensas e estímulos positivos isso não é possível. Todos nós fazemos regularmente intercâmbio de informações com alguns dos melhores profissionais europeus e americanos da atualidade na cinofilia. Outro grande diferencial é que tratamos cada cão individualmente, oferecendo total suporte e adequando o adestramento às necessidades de cada um.

 Quem adestrara meu cão?

O seu cão será adestrado por um de nós e não por aluno ou outro profissional que não possue o mesmo conhecimento, dom, experiência e responsabilidade.

 Ele me obedecerá depois de adestrado?

O nosso objetivo é conseguir com que o cão obedeça melhor ao proprietário que a nós, por este motivo, ressaltamos sempre a importância da participação do dono no adestramento; que este acompanhe o processo do aprendizado e receba todas as orientações técnicas para que o animal obedeça, evitando assim o velho mito de que o cão só obedece ao adestrador. Temos a convicção de que para o cliente estar satisfeito com nosso trabalho é fundamental o seu envolvimento no adestramento, desta forma, não apenas treinamos os cães como também ensinamos aos proprietários uma noção básica de técnicas modernas de treinamento e de comportamento animal para que consiga entender seu melhor amigo e saber o porquê das atitudes dele. Compreendendo isto, ele conseguirá estreitar os laços de convivência e conseqüentemente ambos terão uma melhor qualidade de vida.

 O cão sofre no aprendizado?

De maneira alguma, não usamos qualquer tipo de agressão no adestramento. Adestramos com colares de tecido, fita ou colar belga sempre de acordo com a raça, tamanho e temperamento para o máximo de conforto para o cão. Não usamos colares de metal, porque além do desconforto, corta o pêlo, e em alguns casos, pode até lesionar a traquéia do cão. O cão recebe um prêmio (carinho, afagos, petiscos, brinquedos, etc) sempre que fizer algo que desejamos, ao fazer algo considerado inadequado é ignorado e não é recompensado, mas não existe punição ou violência, e desta forma, ele nos obedece e respeita-nos como um líder e não por medo de que algo ruim lhe aconteça. Com o uso de técnicas modernas de adestramento o aprendizado se torna prazeroso e eles aprendem brincando.

 Quais são as técnicas de adestramento de cães usadas?

Nós adaptamos a técnica de adestramento obedecendo as particularidades de cada raça e temperamento porque, no nosso entender, cada cão é um indivíduo diferente dos outros cães, e sendo assim, podemos até usar técnicas mistas sempre com reforço positivo como carinho, petisco, brinquedo, uso do clicker e target. Nossa maior satisfação é ver o cão nos receber feliz em cada aula e o dono contente com o progresso do aprendizado de seu melhor amigo. E isso só é possível ensinando através de técnicas modernas embasadas em recompensas e estímulos positivos, assim o aprendizado para eles se torna prazeroso.

 Como posso ter garantia de que meu cão esta sendo bem adestrado?

Nós recomendamos sempre que o proprietário assista algumas aulas do adestramento sem que se perceba que estamos sendo observados, desta forma, será possível ter a certeza que nosso trabalho é diferenciado e que realmente amamos os cães.

 Qualquer pessoa pode ser adestrador?

Infelizmente no Brasil a profissão de adestrador ainda não está regulamentada e por este motivo, qualquer pessoa pode se intitular adestrador mesmo sem experiência alguma ou o mínimo de conhecimento sobre comportamento canino, ainda assim, tentam adestrar e em algumas ocasiões de forma violenta. O pior é que dependendo do adestramento feito de forma incorreta, o cão pode vir a ter problemas de comportamento como agressividade descontrolada, medo e outros distúrbios provenientes do trauma sofrido no adestramento violento, e em alguns casos, nem um comportamentalista consegue solucionar o problema. Muitos se iniciam nesta profissão visando apenas a parte financeira e não gostam de cães! Por este motivo, é imprescindível escolher um profissional altamente qualificado, com renome no mercado para que seu amigão seja ensinado com o carinho que ele merece e que os objetivos almejados sejam alcançados em sua totalidade. As principais características de um bom adestrador são: Ter dom natural para lidar com cães, ter amor pelos cães e pela profissão, experiência, participar de campeonatos oficiais de adestramento ou agility, responsabilidade, paciência, perseverança, energia, autocontrole emocional, conhecimento de técnicas modernas de ensinamento e de comportamento canino.

 Depois de adestrado meu cão obedecerá como um robô?

Algumas pessoas se equivocam a este respeito; pensam que um cão depois de adestrado passa a responder aos comandos como se fosse um robô. Com a utilização de técnicas modernas, baseadas em recompensas e estímulos positivos no ensinamento, o cão obedecerá sempre em troca destas recompensas, seja ela qual, for e desta forma conseguiremos uma relação alegre, harmoniosa, de confiança mútua e tranqüila.

 Quais cães devem ser adestrados?

Todo o cão independente da raça e tamanho deve ser adestrado, porque mesmo os pequenos podem apresentar comportamento indesejado, como morder ou pular nas pessoas, roer móveis e objetos, fazer cocô e xixi no lugar errado, latir em excesso, não obedecer o dono e outros.

 Que idade iniciar?

Os comandos básicos de obediência como Junto! Senta! Fica! Deita! Aqui! e outros, podem ser iniciados a partir da vacinação completa na maioria das raças, e sempre por um adestrador competente para isto. O ideal seria que problemas em relação ao comportamento como pular e morder pessoas, subir no sofá, latir em excesso, socialização com cães e humanos, e outros, seja ensinado pelo dono a partir de dois meses de vida, mas se possível sempre com a orientação (consulta individual) de um profissional de adestramento. O ensinamento das necessidades fisiológicas deve ser iniciado logo no primeiro dia que o levarmos para casa. Será fornecido gratuitamente para todos que optarem em adestrar, uma guia e colar de acordo com a raça e temperamento do seu cão.

 Qual a idade máxima?

Não existe uma idade máxima, mesmo os cães mais velhos, se não apresentarem distúrbios graves de comportamento, podem se beneficiar do adestramento; apenas o aprendizado é mais lento se comparado com um cão mais novo. O cérebro de um cão já adulto nunca está bloqueado para novos conhecimentos, portanto se este é o caso do seu peludo, ainda está em tempo; acredite e invista nele!

Newsletter

Receba a programação de cursos,
dicas e outras novidades!

Indique

Indique nosso site a um amigo.

" Conosco seu cão te obedece mesmo! "

Copyright © 2008. Todos os direitos reservados Treinamento de Cães. Fone: +55 (11) 9261-9983 | contato@treinamentodecaes.com.br
Treinamento de Cães, Adestramento de Cães
Art4mind - Criação de Sites
Treinamento de Cães, Adestramento de Cães